domingo, 26 de outubro de 2008

Escrito por Marina (10 anos)

Eleuza Aparecida Ribeiro, aluna da disciplina Prática de Ensino III, da Sumaré, reenviou a mensagem que segue.
Sugiro que leiam com muita atenção o texto escrito por Marina, que tem apenas 10 anos de idade.
"Queridas profª, a Marina é filha da Sandra, da nossa turma de Pedagogia( SPEM1A)
- Segue texto escrito pela Marina (minha filhinha de 10 anos, completados agora no final de setembro).
Fala sério, pessoal!!!!!!!!!!!!!!!
Eleuza, se puder, envie para Gracia e para a Ziláh, pois sei que elas vão gostar de ler este texto escrito por uma criança!
bjs
Sandra Paiva "


O Mundo hoje em dia.

Hoje, o mundo está diferente do dia que eu nasci.
Quando eu era bebê, mesmo não entendendo o que me diziam e chorando por tudo, eu era feliz por saber que eu vivia num mundo muito bonito e colorido.
Eu sorria ao respirar o ar puro e ao ver as árvores (enormes) à minha volta.
Eu ficava contente quando via os amigos se cumprimentando e as pessoas respeitando umas às outras.
Eu ria quando via passarinhos pousados nos grandes e quebradiços galhos das árvores velhas e grossas à minha volta.
Eu respeitava a natureza, apenas por saber que ela existia, por sentir sua beleza, ver suas formas e olhar para o céu azul escuro, e estrelado, à noite.
Hoje, não é mais assim.
Hoje, nesse mundo cinza, com esse monte de tecnologia “avançada” e com pessoas dominadas por dinheiro e televisão, eu não sou mais tão feliz assim.
Hoje, há pessoas que não compram para viver.
Elas vivem para comprar!
Quantas pessoas já não morreram por causa de jóias?
Quantas pessoas trabalham duro cada segundo de sua vida, por algumas notas de dinheiro?
Esse não é o meu mundo. Não é onde eu escolheria viver.
Agora, você está lendo esse texto, você deve com certeza estar pensando:
“puxa, é verdade”, mas será que depois de ler, você vai fazer alguma coisa?
Não!
Você simplesmente vai esquecer minha obra, vai viver sua vida sem ligar, porque é difícil.
Ora, se mudar não fosse difícil, o mundo seria bem melhor, não acha?
Veja.
Eu sou apenas uma criança normal de 10 anos, mas já tenho consciência disso.
Mas eu ficar aqui escrevendo, não vai resolver.
As pessoas pararam de ajudar, simplesmente porque é difícil.
Você conhece a história do rio Tâmisa? Ele estava sujo. Mas tão sujo, que não se podia beber sua água sem se intoxicar.
Mais ou menos tipo o rio Tietê, daqui de São Paulo.
Sabem, o Tâmisa foi limpo. Mas durou 20 anos.
Têm noção do que são 20 anos? Pois é.
Mas agora ele é um rio bonito e limpo.
E sabem por quê?
Porque não desistiram.
Era difícil, mas eles continuaram. Apesar de tudo e de todos, eles persistiram.
E hoje, perto do Tâmisa é legal de se morar.
Na escola, eu sou conhecida porque sei desenhar muito bem.
Meus amigos dizem assim:
-Ah, queria desenhar como você.
-Como você consegue?
E eu respondo que eu nunca desisti de tentar. Nunca.
Desde os meus rabiscos, até os bonequinhos palito, depois para as casinhas, para os cães, gatos, ratos, até eu ganhar prática, e bem depois disso, eu nunca desisti.
E hoje eu sei.
Porque eu tentei.
Guardem essas 9 palavrinhas para o resto de suas vidas, e se lembrem delas nos momentos difíceis.
“Não sabendo que era impossível, foi lá e fez”.

Autor: Marina Paiva Ribeiro.

3 comentários:

Eleuza disse...

Fiquei impressionada com a clareza das idéias da Marina de apenas 10 anos. Como ela escreve bem! Bem se vê que convive em um ambiente letrado! E mais que isso, ela transmite em sua escrita, reflexões que poucos adultos possuem. Isso me faz pensar no quanto precisamos estar “preparadas (os)” para mediar o conhecimento a esta nova geração...

Sandra Paiva disse...

Sou muito suspeita para comentar, porém não posso deixar de dar meu piteco. A Marina já escreveu um livro, com ilustrações, todas dela e já está no segundo volume. Assim que estiver pronto, te envio para vc postar aqui.

Sandra Paiva

Rodrigo Augusto Prado disse...

Brilhante, cheio d epoesia e bom senso...

Só que, na verdade, isso é a excessão da regra !!!